exploratory

conferences.

2020

 

programação.

ciclo de primavera 2020 | Abr - Mai - Jun

arte, ciência & medicina

ADIADO

Coordenador do ciclo: Paulo Navarro-Costa (ISAMB-FMUL e Instituto Gulbenkian de Ciência)

Em 1958, o dramaturgo britânico Harold Pinter definiu as bases do pós-modernismo: “não há diferenças substanciais entre o que é real e o que é imaginário, nem entre o que é verdade e o que é mentira. Uma coisa pode não ser nem verdadeira nem falsa. Pode ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa.”

É, hoje em dia, difícil negar a influência do pós-modernismo na sociedade: basta ter em conta como um segmento significativo da opinião pública gravita em torno de conceitos-chave deste movimento, tais como as “verdades alternativas” ou a desconfiança perante a evidência científica.

Na era da pós-verdade, que espaço ainda resta ao rigor e à fantasia – os últimos luxos soberanos de um ser humano livre (César Monteiro dixit)?

Neste ciclo iremos explorar, através de uma abordagem predominantemente estética, uma das possíveis interseções entre as artes visuais, a ciência e a medicina. Tal interseção será definida através do papel central que a representação da figura humana desempenha nestes três domínios. Da figura em geral ao corpo em particular, dos modelos anatómicos às esculturas de vanguarda, as fronteiras da forma humana serão o ponto de partida para um diálogo entre três disciplinas com fortes afinidades conceptuais e históricas.

exploratory conferences.

o que são?

com esta iniciativa, o Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa pretende dar forma e lugar à ideia de constituição de um laboratório do pensamento que promova um genuíno cruzamento disciplinar e heurístico. Assim, reunindo investigadores, professores e profissionais de diferentes galáxias do saber, procurar-se-á explorar, nuns casos, talvez ensaiar, noutros casos, meios menos convencionais e menos lineares de captar e de reordenar modos e práticas de estudar e de intervir que possam contribuir para uma expansão - porventura um salto quântico, porque não? - daquilo que sabemos hoje sobre Saúde Ambiental.

como funcionam?

a funcionam por ciclos de conferências que se realizam duas vezes por ano, um no semestre de primavera e outro no semestre de outono. Cada um destes ciclos é dedicado a um tema e terá sempre como host um membro do ISAMB.

 
 

conferencistas.

ciclo de primavera 2020 | Abr - Mai - Jun

ciência & arte

Daremos mais informações assim que nos for possível.

ADIADO

 

Concepção de Ricardo R. Santos

Av. Professor Egas Moniz

Edifício Egas Moniz

1649-028 Lisboa

© 2020 Instituto de Saúde Ambiental com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now